1.10.13

Cafés do Poeta - Martinho da Arcada

Conhecido como o café mais antigo de Lisboa, o café "Martinho da Arcada" foi inaugurado em 1782, em pleno Terreiro do Paço.

Abriu portas como "Casa da Neve", uma vez que, o seu proprietário à data (Martinho Bartolomeu Rodrigues) era contratador oficial do gelo da cidade de Lisboa. 

Depois de vários denominações, o "Café Martinho" só em 1945 passou a chamar-se "Café Martinho da Arcada", para que não se confundisse com, o recentemente inaugurado, "Café Martinho" do Largo Camões. 

Cliente habitual de cafés, Pessoa utilizava o "Martinho da Arcada" como se de um escritório se tratasse.

Todos os dias, por volta das sete da noite, o poeta rumava àquele espaço e sentava-se religiosamente na mesma mesa de mármore. De seguida, espalhava uma série de papéis que trazia arrumados numa pasta e permanecia horas a fio a  escrever.

A mesa de mármore mantém-se no mesmo local do café, bem como o chapéu que o poeta tirava antes de se sentar e guardar no bengaleiro. 
Fernando Pessoa, imortalizou o "Café Martinho da Arcada" nesta estrofe dedicada ao poeta do orpheu, Mário de Sá Carneiro.


"É como se esperasse eternamente.
  A tua vinda certa e combinada
  Aí em baixo, no Café Arcada -
  Quase no extremo desse continente."

          Sá Carneiro - Fernando Pessoa














3 comentários:

  1. "É como se esperasse eternamente
    A tua vinda certa e combinada
    Aí em baixo, no Café Arcada -
    Quase no extremo deste continente."

    O autor é mesmo Pessoa, e não Mário de Sá-Carneiro. A quadra faz parte de um poema de Fernando Pessoa intitulado "Sá-Carneiro" que ele dedicou ao seu amigo aquando da sua morte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela correcção. O livro que consultei induziu-me em erro. Vou verificar e fazer as alterações necessárias.

      Eliminar
    2. De nada. Abraço!

      Eliminar